O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Perguntas freqüentes sobre prótese mamária


Sou uma boa candidata para colocar prótese?

Se você se identifica com uma ou mais dos tópicos abaixo, provavelmente será uma boa candidata para prótese mamária:

• Você acha seus seios são muito pequenos
• As roupas caem bem na altura da cintura mas ficam largas na linha do sutiã
• Você não se sente muito bem com biquíni ou top
• Seus seios ficaram menores e perderam a firmeza depois da gravidez
• O tamanho e forma do seu seio mudaram depois que você emagreceu

Se você tiver mamas caídas e com estrias e flacidez, talvez seja melhor optar por outro procedimento como a mamoplastia clássica, pois a prótese não vai resolver o problema da sua flacidez.

Como é o procedimento?

Inicialmente você e o Dr. definem o tamanho de seio que mais te agrada. Para isso utiliza moldes especialmente desenvolvidos para calcular o volume da sua prótese. Esses moldes são colocados por baixo da sua blusa de forma a simular uma mama normal, dando projeção e contorno na região.
O ideal é que traga uma camisa de malha ou camiseta para poder evidenciar mais o tamanho dos seios com os moldes. Depois de experimentar vários tamanhos de mamas, você vai definir qual deles mais te agrada.

É comum ficar na dúvida entre 2 tamanhos, podendo colocar um molde em cada seio de modo a facilitar a escolha certa. Uma vez definido o tamanho que mais lhe agradou, o Dr. calcula o tamanho da prótese que vai precisar usar para atingir o formato que agradou. Para fazer este calculo, o Dr. leva em conta o tamanho do molde que você escolheu e o tamanho do seu sutiã. Com uma tabela especialmente desenvolvida, ele consegue saber o volume da prótese que vai utilizar. Uma vez definido o tamanho da prótese que vai ser colocada, o nosso anestesista lhe da um calmante bem leve só para “quebrar o gelo” deixando você mais tranqüila.

Já na sala de cirurgia, inicialmente faz-se 2 botões anestésicos por onde entra uma cânula bem fina, menor que um macarrão espaguete. Por esta cânula se injeta uma solução anestésica a base de soro e xilocaina, especialmente desenvolvida para este procedimento. Esta etapa não é dolorosa e permite que toda região mamária seja anestesiada. Algumas pacientes adormecem nesta etapa.

Quinze minutos depois de completar a anestesia, o Dr. faz uma pequena incisão com aproximadamente 4cm contornando a aréola ou logo abaixo no sulco mamário. Por meio desta pequena incisão faz-se uma loja onde vai ficar a prótese. Antes de colocar a prótese definitiva, o Dr. coloca moldes especiais com os volumes correspondentes das próteses. Desta forma, pode checar se aquele volume ficou adequado para o seu corpo. Muitas vezes o Dr. coloca um volume diferente em cada mama apenas para ter certeza de qual fica mais harmonioso. Ocasionalmente (quando solicitado pela paciente) o seu acompanhante (marido, amigo, amiga, etc) entra nesta hora na sala de cirurgia para ajudar a escolher o tamanho mais bonito. Uma vez checado o volume da prótese que fica melhor, abre-se a prótese daquele tamanho (o Dr. sempre tem em suas clínicas vários tamanhos de próteses disponíveis) e coloca no local devidamente preparado.
A sutura da pele, geralmente é feita com um fio especial que não precisa tirar pontos. Terminando o procedimento, coloca-se um sutiã específico para prótese mamária.

Esquema da Cirurgia 1:







Esquema da Cirurgia 2:






Esquema da Cirurgia 3:





Como saber o tamanho ideal de minha prótese?

Você juntamente com Dr. vão definir juntos o tamanho de seio que mais te agrada. Para isso utilizamos moldes especialmente desenvolvidos para calcular o volume da sua prótese. Esses moldes são colocados por baixo da sua blusa de forma a simular uma mama normal, dando projeção e contorno na região. O ideal é que traga uma camisa de malha ou camiseta para poder evidenciar mais o tamanho dos seios com os moldes. Você olha no espelho e decide qual tamanho lhe agrada mais. É comum ficar na dúvida entre 2 tamanhos, podendo colocar um molde em cada seio de modo a facilitar a escolha certa. Uma vez definido o tamanho que mais lhe agradou, o Dr. calcula o tamanho da prótese que vai precisar usar para atingir o formato que agradou. Para fazer este calculo, o Dr. leva em conta o tamanho do molde que você escolheu e o tamanho do seu sutiã. Com uma tabela especialmente desenvolvida ele consegue saber o volume da prótese que vai utilizar. Quando a paciente fica na dúvida entre 2 tamanhos, é comum o Dr. convidar um dos acompanhantes para juntos escolherem o formato mais bonito. Para isso, nossa Clínica dispõem de vários moldes com os tamanhos das próteses que podemos colocar durante o procedimento e decidir qual fica mais bonito.




Posso realizar outra cirurgia junto com a prótese mamária?

Sim. O Dr. que rotineiramente associa a prótese mamária à Lipoescultura de Beverly Hills – ambos feitos apenas com anestesia local, permitindo que volte para casa andando logo após o procedimento.

Vou ter que ficar internada?

Não, o Dr. utiliza uma técnica especialmente desenvolvida para colocar a prótese mamária apenas com anestesia local, permitindo assim aos pacientes, retornarem para casa logo depois do procedimento.

Eu preciso de uma consulta antes de colocar a prótese mamária?

É aconselhável que você conheça o Dr. antes do dia do seu procedimento. No entanto, alguns pacientes não têm uma consulta antes do dia do procedimento. Muitas pessoas são ocupadas com agendas apertadas e estão familiarizados com a prótese mamária ou já foram a uma consulta com outro médico. O Dr. deixa os pacientes decidirem se gostariam de uma consulta antes de marcar o procedimento ou no dia do procedimento, quando então, determinarão juntos o tamanho desejado da prótese, utilizando os moldes especialmente desenvolvidos para esta finalidade – veja item Como saber o tamanho ideal de minha prótese.

Todos os pacientes são submetidos a uma consulta médica minuciosa com o Dr. antes do procedimento para certificarem do tamanho de prótese que será utilizado visando o resultado desejado de cada um.

Qual será a aparência e textura do meu seio?

A mamoplastia de aumento com colocação da prótese atrás da glândula mamária, geralmente vai te proporcionar mamas com textura normal e macia além de projeção da região do tórax.

Vou perder a sensibilidade dos mamilos? Se engravidar vou poder amamentar?

O Dr. coloca a prótese por baixo da glândula mamária não interferindo na sensibilidade nem na amamentação caso ocorra futura gravidez. No 1º mês poderá sentir as mamas como se estivessem meio soltas e com uma pequena alteração da sensibilidade devido ao inchaço normal que ocorre no inicio. Com o passar dos dias, o inchaço e sensibilidade voltam ao normal.

Quando poderei voltar ao trabalho?

Os 1os 2 dias devem ser de repouso evitando levantar peso ou outros esforços físicos. Já no 3º dia a grande maioria das pacientes já pode voltar aos trabalhos burocráticos.

Quando poderei voltar a fazer ginástica?

Caminhadas são liberadas a partir da 2ª semana, mas para exercícios mais vigorosos especialmente com os braços, você deverá esperar em torno de 45 dias.

Quando poderei ir à praia?

Você deve esperar 20 dias antes de ir à praia/piscina e pegar sol nas mamas. Deve proteger a cicatriz com o biquíni até completar 60 dias, mas a natação só deve iniciar depois de 45 dias.

Existe alguma diferença entre as próteses?

Sim, existem diversas marcas e modelos de próteses. Sempre colocamos próteses texturizadas ou de poliuretano. O Dr. acredita que a prótese com envoltório texturizada ou poliuretano são muito melhores que as próteses simples lisas.

Sempre que colocamos um corpo estranho em nosso corpo (no caso a prótese), nosso organismo tende a tentar expeli-lo. Como não consegue, ele faz uma cápsula em volta da prótese como uma forma de proteção para isolá-la do resto do organismo. Ocasionalmente, o organismo começa a “apertar” esta cápsula, causando a contratura capsular. A prótese lisa acarreta uma incidência muito maior de contratura capsular. A contratura capsular ocorre quando a cápsula que envolve a prótese começa a apertar o silicone – isso faz com que a mama comece a ficar arredondada e dura, sendo necessário trocar a prótese.

Com o envoltório texturizado ou poliuretano, fica muito mais difícil ao nosso organismo contrair e apertar a prótese. Pensando num resultado a longo prazo, o Dr. prefere utilizar as próteses mais caras (poliuretano e texturizdas) e não utiliza a simples (lisa).

Quando verei o resultado final?

Logo no dia seguinte, mesmo com a mama com um pouco de inchaço, você já vai ver um grande resultado. Com 2 meses, a mama muda um pouco de posição (quando desincha), geralmente dando um formato mais sensual. Com aproximadamente 6 meses, já completamente sem edema, chega-se ao resultado final.

Existem riscos para minha saúde?

Todo o procedimento tem algum tipo de risco, inclusive tratamento dentário. Procuramos minimizar os riscos, fazendo seu procedimento apenas com anestesia local. A base da sua anestesia vai ser a mesma de um tratamento dentário, no entanto será em um centro cirúrgico equipado além da presença do anestesista. Desta forma você vai poder fazer seu procedimento de forma tranqüila, sem correr os riscos de uma anestesia geral ou peridural alta.

Quanto ao risco de contratura capsular (veja detalhes em tipos de próteses), o Dr. procura minimizar este risco utilizando próteses de última geração e boa qualidade.

Por que colocar a prótese com anestesia local?

Todo o procedimento tem algum tipo de risco, inclusive tratamento dentário. Procuramos minimizar os riscos, fazendo seu procedimento apenas com anestesia local. A base da sua anestesia vai ser a mesma de um tratamento dentário, no entanto será em um centro cirúrgico equipado além da presença do anestesista. Desta forma você vai poder fazer seu procedimento de forma tranqüila, sem correr os riscos de uma anestesia geral ou peridural alta. A anestesia local vai lhe permitir voltar para casa logo depois do procedimento, evitando internações e riscos de infecção.

Quando terei que retirar os pontos?

A maioria dos pacientes não precisa retirar pontos. O Dr. utiliza fios especiais que não necessitam ser retirados, evitando o incômodo da retirada dos pontos.

Serão colocados drenos?

O Dr. não utiliza drenos neste procedimento. Desta forma, você não precisa ficar internada e nem ficar marcada com a cicatriz do dreno.

A flacidez da minha mama vai melhorar?

Se você tiver uma mama levemente caída, a prótese vai encher a região, melhorando a flacidez. No entanto, nos casos de mamas caídas e com estrias e flacidez, talvez seja melhor optar por outro procedimento como a mamoplastia clássica, pois a prótese não vai resolver o problema da flacidez.

Quando terei que trocar minha prótese?

Como regra geral, após 20 anos. No entanto com 10 anos você deve realizar uma ressonância magnética para ver a integridade da prótese.

Pode ocorrer rejeição da prótese?

O que existe porem muito raro (especialmente com as próteses que o Dr. utiliza) é a contratura capsular e extrusão da prótese. No 1º caso, descrito no tópico tipos de prótese. No caso da extrusão, ela consiste na expulsão da prótese pelo organismo que pode ocorrer no caso de infecções ou de problemas técnicos na colocação da prótese. O Dr. tem orgulho de nunca ter tido nenhuma caso de contratura capsular ou extrusão.

O silicone da prótese pode causar câncer?

Na literatura mundial está consagrado que a prótese de silicone não causa câncer.

A prótese é colocada na frente ou atrás do músculo do tórax?

Na grande maioria dos casos, o Dr. coloca a prótese atrás da glândula e na frente do músculo peitoral. O Dr. acredita que a aparência e textura da mama ficam melhores com esta técnica.

A prótese pode estourar?

As próteses modernas que o Dr. utiliza não possuem liquido em seu interior. São feitas de gel coeso e desta forma, mesmo que cortássemos a prótese no meio, não iria extravasar nenhum liquido. Desta forma ela não consegue estourar e mesmo que ocorra um acidente, nenhum silicone liquido escorrerá.

Qual o risco de pegar infecções?

Realizamos os procedimentos a Corproal Clinic, uma Clinica especializada que só realiza cirurgias plásticas (prótese mamária, lipoescultura) em pacientes saudáveis.

Os equipamentos utilizados em nossa Clínica são exclusivos e não são levados para outros hospitais, evitando assim, qualquer contato com materiais contaminados de outros doentes. Sofrem exaustivos ciclos de lavagem que compreendem a limpeza mecânica, limpeza enzimática, lavagem em lavadora ultra sônica (onde o ultra som consegue atingir locais que a escovação poderia não ter atingido), e finalmente embalagem e esterilização em autoclave. Os moldes mamários são próprios da Clínica não saindo da clinica, evitando desta forma contaminação cruzada ou contaminação por germes resistentes.

As infecções, principalmente as hospitalares, ocorrem em clínicas e hospitais que atendem vários tipos de doenças, misturando pacientes saudáveis com pacientes com doenças graves e transmissíveis. Temos orgulho de nunca termos tido nenhum caso de infecção.

Porque não utilizamos a anestesia geral na colocação da prótese mamária?

A anestesia geral acarreta uma série de riscos à saúde que não encontramos na anestesia local. Com a anestesia local, o paciente se levanta logo após o procedimento e pode voltar para casa andando, evitando desta forma uma série de complicações secundárias que poderiam ocorrer.

Preciso fazer algum exame antes do procedimento?

Normalmente o Dr. solicita hemograma, coagulograma, glicemia, mamografia e avaliação cardiológica.